Este domingo tem a celebração da morte do boi do Maranhão no Morro do Querosene. A tradicional festa acontece três vezes ao ano celebrando o nascimento, o batizado e a morte do boi, uma tradição Maranhense que o Grupo Cupuaçu do cantor e compositor Tião Carvalho trouxeram para São Paulo. A festa acontece a mais de 15 anos no mesmo lugar e sempre enche de gente bonita, famílias, e folclore.
Além do boi bumbá maranhense, nessa festa costuma rolar um tambor de crioula regado a catuaba da boa, rodas de capoeira e barraquinhas com comida e artesanato.
A história do boi do Maranhão é a seguinte: Conta na história que existiu um boizinho que era um animal feliz, que dançava, enchendo de energia os lugares por onde passava. Era um animalzinho muito querido e por onde passava alegrava os ambientes e era amado por todos. Certo dia, um empregado da fazenda onde vivia, Pai Francisco, arrancou a lingua do bicho para satisfazer o desejo de sua esposa, que grávida, queria comer língua de boi. Esse personagem e sua esposa, Mãe Catirina, passaram a ser perseguidos por todos na cidade. Na tentativa de salvar o “Boi”, apareceram o médico, o padre, o dono da fazenda e sua filha. Depois de muita reza e de fazerem todo o possível, finalmente, conseguiam ressuscitar o animal. A felicidade era enorme, começava uma grande festa e, Pai Francisco, foi perdoado e todos comemoraram juntos.
Assim, ao som de belas toadas, muita dança e interação com o público que o Grupo Cupuaçu apresenta uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira. O evento acontece no encontro das ruas Dr.Cícero de Alencar, Frederico Pradel e Padre Camilo, a “praça da árvore”, o coração do Morro do Querosene, no bairro do Butantã. É pertinho da USP.
Infos:
Quando: 08/11 - domingo
Horário: Inicio as 10h da manhã e vai até umas 0h
Onde: Morro do querosene - Butantã
Quanto: nada de nada... só chegar.
3 comentários:
Geeeeente, eu participei pela primeira vez dessa festa ontem e ameeei! A energia do grupo é muito boa e contagiante.
Só achei a localização um pouquinho dificil, rsrs.
Mas amei tudo!
A galera está de parabéns.
Beeeijinho!
Que legaaaal! hahahaha... também estive lá ontem por duas vezes... a energia é incrível né!
Valeu pelo depoimento querida leitora Elaine!
bjinhos
Oi Déa, tudo bem, quero agradecer pelas dicas maravilhosas, preciso de uma dica de onde encontro dança afro, eu fazia no sesc pompeia mas depois que tiraram o curso nunca mais encontrei outro lugar para fazer aula. Se tiver alguma dica pra me dar agradeço.. bjks.
Postar um comentário